domingo, 27 de novembro de 2011

"Cão como nós"


“Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós”.


“Cão como nós” - Manuel Alegre

Composição

Os animais



Gosto muito de observar os animais, fazem lembrar as pessoas, pessoas com patas. A minha avozinha que tinha pernas de aranha contava-me muitas histórias de animais. Às vezes vou ao jardim zoológico vê-los enjaulados, um dia perguntaram-me; - Sabes porque que é que estão presos? Porque são muito parecidos com as pessoas, depois a confusão era grande, muitos animais nos cafés, restaurantes, supermercados, parques infantis. - Percebes? Não percebi nada.
  Uma vez pedi um macaco ao pai Natal, mandou-me um aquário com um peixe.
  - Os tigres são maus? Quero um tigre.
  Amanhã vou brincar com o cão da Susana que é parecido com ela, só falta atender o telefone. A Susana adora cobrir-se de penas e encrespar o cabelo. A minha empregada tem um penteado parece um dinossauro. Fica danada, desata aos saltos atrás de mim. O sonho dela era ser pantera.
  Quando for grande vou comprar muitos animais, coloco-os numa jaula e fico a observa-los.

P.A.

2 comentários:

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

Excelente texto, eu também sofro deste mal... adoro-os

Parabens

Sónia disse...

Seremos assim tão diferentes?! é um texto um pouco surrealista, mas não tanto como poderá parecer assim de repente.
Está muito bem escrito, parabéns