segunda-feira, 17 de março de 2008

Espaço e Tempo


Não, não sou saudosista, a tecnocracia tanto me assusta e deprime como me encoraja e estimula, vivo-a como o álcool, para consumir moderadamente, é por isso que, de quando em vez, regresso a um espaço intimo e reflexivo como que à procura de uma base sensível para ligar o novo equipamento virtual, uma personagem de “Tudo o Vento Levou” à procura do seu papel no filme “Transformers”

Não, não penso que há 25 anos era melhor que os jovens de hoje, há contudo uma diferença importante, a da marcação do espaço e tempo. Há 25 anos era um jovem mais desmarcado temporal e espacialmente, por isso mais liberto para poder conviver com o curso dos fenómenos sem que me aparecessem na indiferença do nada, improvisando-os numa relação de descoberta interna como uma história infantil, ingénua claro, fantasmagórica claro, preconceituosa claro, tímida por entre uma cadeia de enganos repercutida no espaço e tempo, mas talvez mais humana.

Os pais tecnocratas cuidam dos filhos num controlo mecânico dos diversos movimentos e energias com vista à sua disciplina, manipulação calculada das suas atitudes e gestos, de todo o seu comportamento que não deverá fluir na desordem dos corpos, mas tão somente condensar-se no imediatismo objectivo, que resulte na utilidade e eficácia da sua presença. Por isso, os filhos dos pais tecnocratas têm pouco espaço para fantasiar, sonhar ou recriar, mas antes, estão sujeitos à lei da maquinação com botões que accionam todos os sonhos, rápidos, adultos, que matam mas não entristecem. Não sobem aos telhados aventureiros ou às árvores recatadas, não brincam como no começo do mundo, mas antes, saem de casa na curiosidade da vida programada. Como diria Michel Foucault, importa a localização correcta dos indivíduos, evitando a sua distribuição anárquica e confusa. O espaço disciplinar tende a dividir-se em parcelas objectivas, anulando os efeitos da circulação difusa e descontrolada dos indivíduos. Importa saber onde e como encontrá-los, poder a cada instante vigiar o comportamento de cada um, avaliá-lo, sancioná-lo, medir as qualidades e os méritos. O sistema de controlo vai pouco a pouco aperfeiçoando-se segundo a regra das “ localizações funcionais ”, impõe-se a codificação do espaço que a arquitectura anterior deixava geralmente livre e pronto para vários usos.[1]

Mas a organização dos filhos no espaço implica necessariamente a sua organização no tempo, “ Procura-se também garantir a qualidade do tempo empregado: controlo ininterrupto, pressão dos fiscais, anulação de tudo o que possa perturbar e distrair, trata-se de construir um tempo integralmente útil… ”[2] O controle e a eficácia dos movimentos do corpo no espaço exigem a sua programação ritmada durante um determinado tempo. O tempo surge quase infinitamente fraccionável, em que o uso de cada instante deve ser intensificado na sua utilidade, rapidez e eficácia. O tempo não deve ser passado na procura livre e esforçada de apropriação do mundo, mediante a criação e desenvolvimento de aptidões individuais, mas antes, ser decomposto, subdividido, desarticulado e desdobrando nos seus momentos sob o olhar de quem os controla. O tempo deve ser linearmente preenchido na sua sucessão, através de actividades múltiplas, ordenadas, cronometradas, impondo a sua normalização no aceleramento de uma aprendizagem rápida e eficaz.[3] O tempo útil deverá impor-se ao tempo de maturação, podendo chegar à sua anulação pela falta de tempo.

De repente crescem perplexos para a adolescência de rostos uniformes sem vida encerrados no silêncio dos quartos, de quando em vez levantam o olhar meio desconfiado meio assustado sobre o que o à volta se vai passando, reacção retardada de animal aprisionado que depois regressa ao seu canto pelo mesmo silêncio, sem resgatar uma palavra, um sinal, apenas o agrilhoar dos membros em redor do corpo em movimento fetal. Um dia breve é o despertar para homens de cinzento e azul-escuro confiados em gravatas de última hora, desaguam nos bares mais falados, enxovalham-se na multidão de apertos e abraços e novidades acabadas, “A época do menino satisfeito” segundo Ortega e Gasset, aquele que se basta a si próprio, tão independente que já não consegue viver sem 50 canais de televisão, acha estranho a civilização ter perdido tantos anos a pensar quando agora demora apenas um dia a não pensar aquilo que lhe mandam fazer. “O menino satisfeito” goza de um espectáculo que se consome num só tempo, longínquo de sensações que estalam em antecipação, abismo solene que se assiste de copo na mão.

P.A.


[1] Foucault, Michel “Vigiar e Punir”, Editora Vozes, 1987, pág 123
[2] Ibid., p. 128
[3] Ibid, p.131

Sem comentários: