segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Porque é Domingo





Lembro-me dos Domingos nas arribas,
Pescadores quietos contra a névoa de espuma,
Aves a penderem de muralhas antigas,
O mar de sabores, a serra e a bruma.
Os velhos a darem longos passeios sozinhos
Antes de desaparecerem pela boca dos vizinhos,
Que contam a morte à esquina em tom de sina.
Os pais ainda vivos a aconselharem prudência,
Aos Domingos, todos juntos, a lembrar defuntos
Da morada ao lado, que deixaram a vida na condição
Do bem e do mal, que é a nossa causa final.
Eu a lembrar-lhes que a guerra é eterna
E a morte injusta, que a casa é o nosso umbigo
E que tudo o que tenho trago comigo.
Eu a lembrar-lhes todos aqueles
A quem o ódio e as balas atiraram
Para valas comuns, sem idade e memória,
Que só o sangue dos Balcãs ficará na história,
Porque é Domingo e estamos na Praia das Maçãs.


P.A.

1 comentário:

Rute disse...

Gostei muito do que escreveste, parece um excerto de um livro de memórias que se abre de vez em quando para contar uma história aos netos ávidos de ouvir histórias antigas de coisa que nunca viram.

"Porque é Domingo na Praia das Maçãs"... Adorei a fotografia.

1 bj